quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SEBASTIÃO VOTRE

Pesquisado e entrevistado por Isabel Frantz e Monibel Costa

Sebastião Josué Votre nasceu em Araranguá, SC, hoje município de Ermo, em 14 de dezembro de 1944. O pai é de uma família italiana, que chegou ao Brasil em 1897, provinda de Belluno, na divisa com a Áustria. A mãe era descendente dos índios Xoklen, que habitavam a região de Jacinto Machado, ao pé dos Aparados da Serra. A tribo foi dizimada pelos imigrantes italianos, na década de 1920. O pai mora em Porto Alegre, acabou de festejar seus 90 anos e mamãe faleceu ano passado. Tem seis filhos, quatro homens e duas mulheres, dois deles professores de inglês. Na UFSM, em Santa Maria, em 1968, ele tinha interesse especial por português, mas uma professora brilhante o levou a interessar-se por Bewoulf, inglês arcaico, estabilidade, variabilidade e mudança lingüística. Não houve mais retorno. Começou a estudar na escola municipal de Ermo, depois foi para São Bento do Sul, Passo Fundo, Santa Maria. Enquanto fazia a graduação, começou a lecionar na Faculdade de Ijuí (FIDENE, na época, hoje UNIJUI), e na Faculdade de Alegrete, que era dirigida pelo General Cheuíche. Terminada a graduação, tornou-se diretor da Escola Polivalente (PREMEN - Programa de Expansão e Melhoria do Ensino), em Santa Rosa. Passou a lecionar nas faculdades de lá e de Santo Ângelo, hoje pertencente à URI. Nesse período, fez o mestrado na PUC-RS, em Lingüística Aplicada. Foi orientado por Agostinus Staub, que lecionava na UnB. Em 1976, foi para o Rio, fazer doutorado. Fez o da UFRJ e o da PUC, mas defendeu a tese na PUC, sob a orientação de Anthony Julius Naro, sobre Aspectos da Variação Fonológica na Fala dos Analfabetos do Rio de Janeiro. Utilizou a metodologia da Teoria da Variação, trabalhou com Gregory Guy, o que o levou ao primeiro pós-doutorado com Labov, no ano de 1980. Mais tarde, na UFRJ, tornou-se livre-docente em lingüística e por fim titular na mesma cadeira. Hoje, é aposentado de lá e professor associado da UFF. Progressivamente, foi-se inclinando para os estudos de orientação funcionalista. Nessa linha, fez dois estágios de pós-doutorado, sob supervisão de Sandra Thompson, o primeiro na UCLA e o segundo na UCSB. Manteve, entretanto, a vinculação com a Sociolingüística, o que levou a um pós com Peter Trudgill, na Essex University, e a um com Diane Vincent, na Université Laval, Québec. A convivência com antropólogos e sociólogos, nos últimos dez anos, inclinou-o para a sociologia da linguagem e, mais peculiarmente, para as relações entre linguagem, emancipação, libertação e construção do eu. As idéias de Richard Rorty, assim como as de Anthony Giddens, configuram essa virada.
A experiência mais significativa como professor é a de criação de grupos e, nesses grupos, a de formulação de novas abordagens para os fenômenos da linguagem. Assim, no Programa de Estudos da Língua, que criou com Anthony Naro em 1979, e que continua ativo, inovou na análise da sintaxe (sintaxe no discurso). No grupo de estudos Discurso & Gramática, que criou com Mário Martelotta, inovou na busca de evidências da continuidade, enfraquecendo assim o princípio da direcionalidade da mudança.
No momento, está envolvido num projeto apaixonante, que é a produção de um manual para o domínio dos gêneros acadêmicos, pelos estudantes da graduação, independentemente de sua área de trabalho. O projeto contempla os gêneros fichamento, resumo, resenha, ensaio, projeto etc, e reúne informações sobre as características de cada gênero, bem como exercícios para a capacitação. A inovação maior é que o manual resultante do trabalho terá uma versão em papel e uma eletrônica, para educação a distância.
Entre várias obras, destacamos alguns livros do autor:
VOTRE, S. J. . Pesquisa em Educação Física. Vitória: UFES, 1993. P. 91
VOTRE, S. J. (Org.) . Funcionalismo em Lingüística: iconicidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993. P. 130
VOTRE, S. J. . Lingüística funcional: teoria e prática. Quebeq: Universidade LAVAL, 1992.
Seu vasto currículo compreende dissertações, teses, trabalhos técnicos, orientações, artigos publicados, resumos publicados em anais de congressos, etc.

2 comentários:

Unknown disse...

Nem sei como comecar! Ja faz 42 anos que vi vc. Sebas numa palestra que me deixou encantada.Comecamos estudando e praticando no ônibus de P.Alegre com destino á S.P.indo para Brasília.Inesperada foi a minha decisäo de ir a Sta Rosa uma viagem de Säo Paulo á Porto Alegre e depois até Santa Rosa onde fiquei hospedade em um hotel com minha filha que entäo tinha apenas 2 anos de idade,só ouvi sua palestra á noite, e no outro dia também!Tentei entrar em contacto com vc. para continuar me mandando as réplicas,mas näo tive sorte! Só gostaria de saber se lembras de mim....1 GRANDE ABRACO

Mary

Unknown disse...

Gratidão ao meu melhor mestre