sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Carlos Mioto



Carlos Mioto nasceu em Estrela D'Oeste - SP, no dia 17 de dezembro de 1949. É graduado em letras pela Pontifícia Católica de Campinas em 1972. Lá também fez seu doutorado em lingüística. Cursou pós doutorado pela universita de Siena, na Itália.

Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Catarina e é coordenador de um grupo de pesquisa chamado: Teoria da gramática e o português brasileiro, com as seguintes linhas de pesquisa: interfaces – sintaxe – semântica - pragmática e gramática do português brasileiro.

Lecionou a disciplina de sintaxe na Universidade Metodista de Piracicaba, na Universidade Federal de Viçosa e atualmente leciona sintaxe na Universidade Federal de Santa Catarina, e nesta instituição é pesquisador do CNPQ.

Sua pesquisa é orientada pela gramática gerativa (de Chomsky) que se caracteriza pelo caráter formal e por procurar explicar como se estruturam as sentenças nas línguas naturais As pesquisas são voltadas para o português brasileiro. Atualmente está estudando as sentenças clivadas ( Foi o João que bebeu a cerveja) e pseudo-clivadas (Quem bebeu a cerveja foi o João). Estas sentenças são designadas para focalizar constituintes (no caso 'o João'). "Elas são muito interessantes porque podem apresentar ambigüidade: O que o João é interessante pode significar tanto 'O João é interessante' como 'Aquilo que o João é interessante. Mas podem também não ser ambíguas: 'O que a Maria é, é escandalosa' e 'O que a Maria é, é escandaloso'. Meu ponto é como, e que se estruturam estas sentenças" assim explica o professor Mioto, em entrevista feita por e-mail.

Livros publicados: novo manual de sintaxe. 1ed.Florianopolis: Insular, 2004.V.1.280p.
Manual de sintaxe.1.ed.Florianopolis:Insular, 1999.208p.


Fontes: Currículo Lattes e entrevista por e-mail.

Nenhum comentário: