sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Linguísta Kanavillil Rajagopalan

Kanavillil Rajagopalan

Kanavillil Rajagopalan, professor titular de Semânticas e Lingüísticas Aplicadas na UNICAMP, é dono de vasta produção acadêmica, escrita em inglês e português, em livros e revistas especializadas na Europa, Brasil e Estados Unidos.
Mais especificamente, Rajagopalan discute as relações entre as línguas e a formação de identidades no mundo globalizado.
"Por uma Lingüística Critica" as intervenções de Rajagopalan migraram pelo mundo globalizado. Ele nos mostra como as atividades profissionais feitas nas universidades e centro de pesquisas, nos permitem que nos posicionemos criticamente para o mundo.


Kanavillil Rajagopalan


Rajagopalan is professor of Semantics Applied Linguistics at UNICAMP. He has written many academic works in English : Books, articles en journds in Europe, Brazil and Usa.
He discursses the relationship between the language and formation, the indentily in globalized world.
Through " Por uma lingüística critica" , the Rajagopalan moved throughout globalization world the shows us how the professonal activities developed at universities and research centrus allow us al to the world critically analayse.


ANTHONY JULIUS NARO


Anthony Julius Naro


Anthony Juluis Naro is a professor at UFRJ. He did his post doctorade at Chicagos' University - UC - Chicago - United States. He has PhD in Linguistics at Massachusetts Institute of Tecnology in 1968, and he did his post doctorate in Mathematics at Polytechnic University of New York.

Anthony Julius Naro speaks English, French, Spanish and German. He won three awards in 2001, 2004and 2008. His professional address is UFRJ, Department of Linguistics and Philology.

He traveled for study in Coimbra, Lisboa, Luanda, and Melanje. And he works a visitor professor at Universities af Chicago, Pensylvania, Rom, California ( Los Angeles) and Cornell.

Nowadays he works with: Portuguese Grammar. Then, as he didn't anwer our e-mail, we don't have much information about him, and we finished our classwork here.




Anthony Julius Naro



Anthony Julius Naro é um professor na UFRJ. Fez pós-doutorado na University of Chicago, UC, Chicago, Estados Unidos. Ele tem PhD in Linguistics - Massachusetts Institute of Tecnology em 1968e Matemática pela Polytechnic University de New York.

Anthony Julius Naro fala Inglês, Francês, Espanhol, e Alemão. Ele ganhou três premios, em 2001, 2004 e em 2008. Seu endereço profissional é UFRJ, Faculdade de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.

Ele viagou para estudar em Coimbra, LIsboa, Luanda, e Melanje. E foi professor visitante nas Universidades de Chicago, Pensylvania, Roma, California (Los Angeles) e Cornell.

Atualmente ele trabalha com a Gramática Portuguesa. E então como ele não respondeu nossos e-mails, nós não temos muita informação sobre ele, encerramos nosso trabalho aqui.




Roman Osipovich Jackbson



Roman Osipovich Jakobson nasceu em 11 de outubro de 1896 em Moscou, mudou-se para Praga em 1920 onde foi fundador do Círculo de Praga em 1926.
Jakobson foi um pensador
russo que se tornou um dos maiores lingüistas do século XX e pioneiro da análise estrutural da linguagem, poesia e arte. Foi chamado de "o poeta da lingüística" por Haroldo de Campos.
Sua vida foi baseada no conhecimento, deu aulas em Nova York e desde 1949 conduziu uma cadeira na Universidade de Harvard, além de ser professor funcionário do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desde 1957. Presidente da Sociedade Americana Lingüística, em 1956, recebeu o prêmio internacional em lingüística Ele fez contribuições no campo da aquisição fonológica em crianças.
Seu principais trabalhos foram: Linguagem infantil e afasia (1941), Fundamentals of Language (1956). Também é autor de numerosos artigos sobre diversos temas .
Jakobson faleceu no dia 18 de julho de 1982.
FONTE:
Site:
http://www.buscabiografias.com/cgi-bin/verbio.cgi?id=5079
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roman_Jakobson



Roman Osipovich Jackbson

Roman Osipovich Jackobson was born on 11 October in 1.896 in Moscow and moved to Prague in 1.920 where he founded the Prague Circle in 1.926.
Jackobson was a Russian philosopher who became one the most important linguists of the XX century, pioneering the structural analysis of language, poetry and Arts.
He was called "the poet of Linguistics" by Horoldo de Campos.
His life was based on knowledge. Roman taught in New York and since 1.949 he taught subjects at Harward, besides being a teacher at Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) since 1.957.
He was president of the American Society of Language. His work was linked with structural phonology with the distinctive theory. This theory deals with distinctive features. He made great contributions for phonology acquisitions in children.
His main works are Linguagem infantile e afasia (1.941), Fundamentals of Language (1.956). He is author of more articles about many subjects.
He died on 18 July 1.982.

HALLIDAY


Michael Alexander Kirkwoode Halliday was born in England. He eived three years in China, Where he studied about Lwo Changpei University of Pequin and about wang Li in University Longnan, after he come back and di doctorate in Linguistics in cambidge. He taught chinese during many years, he changed his dominion of specialization in Linguistics, grammar and systemic functional development, elaborated about the bases established by his British professor Jr. Firtth and a group of European linguistics of the beginning of the 20 century of the University of Progue. In 1965 he became o Linguistics professor at the University of London. Halliday went to Australia where he became a Linguistcs professor at the University of Sydiney in 1976 and where he stayed until we retired. He founded the semiotic social field. He worked with different fields of language study, he won a prize of emeritus professor of Sydiney University and Macquarie University in 1987, and nouadays he is a professor at Hong Kong University. In 1990, he became a pioneer of speech analysis with his talk "News Signification Forms: the Aplicated Linguistics Challenge". Old in Aila Conference in Salónica.



Halliday nasceu na Inglaterra, e em seguida ele viveu por três anos na China, onde estudou sobre Luo Changpei na Universidade de Pequim, e sobre Wang Li na Universidade Lingnan, antes de voltar e fazer doutorado em Linguística em Cambridge. Após ter ensinado chinês durante vários anos, ele mudou o seu domínio de especialização em linguística, elaborando sobre as bases estabelecidas por seu professor britânico Jr. Firth e um grupo de linguístas europeus do início do século XX, a faculdade de Praga. Seu trabalho seminal sobre este modelo foi publicado em 1961. Ele se tornou o professor de linguística na Universidade de Londres. Em 1976 foi para Austrália onde se tornou professor de linguística na Universidade de Sydney, onde permaneceu até se aposentar. Foi ele quem criou o campo da semiótica social. Ele trabalhou em várias regiões de estudo de línguas, e recebeu o prêmio de honra ao mérito na Universidade de Sydney e Macquarie University, em 1987, e é atualmente professor na Universidade de Hong Kong. Com sua palestra " Novas formas de significado: O desafio de linguística aplicada", realizada no Aila Conferência em Salónica. Em 1990 ele se tornou um dos pioneiros do eco- análise de discurso crítico
.
DAIANE FERREIRA
JANI JOICE BERTOCHI

CELSO LUFT


Celso Luft was born in a city inhabited by German descendants, immigrants. He was a teacher's son. His father taught him music and languages. When he became a teenager, he went to the seminar of Irmãos Maristas, at Instituto Champagnat, in Porto Alegre. He graduated in Classical Languages at PUC-RS and he did a course of specialization in Portugal. He was a professor at UFRGS and at Faculdade Porto- Alegrense in Sciency and Language.In 1954, Celso went to France to study. From 1955 to 1956, he studied with Lindley Cintra, in Lisboa and did a specialization course of Portuguese and Linguistics at Coimbra University.In1963, when he was forty years old, Celso married to Lya Fett, when she was twenty-one years old, and she became a writer, Lya Luft. They met during a university entrance examination, and later, she was his student. Then, Celso known as Irmão Arnulfo, abandoned celibacy to marry. They had three childern: Suzana (1965), André (1966) and Eduardo (1969).Form 1970 to 1984, he keept a daily column in the Correio do Povo News, called Mundo das Palavras, about language issues. Next year he published Língua e Liberdade.In 1985, Celso and Lya divorced, and she decided to dedicate herself to psichology and also to the writer Hélio Pellegrino, who died in 1988. In 1992, Celso and Lya married again. He died in December in 1995, after two years of sickmess.He is author of many books used in school nowadays.
TATIANE KOBS, EDUARDA BEILKE

Carlos Mioto

Carlos Mioto was born in Estrela D’ Oeste – SP on 17 December in 1949. He graduated at PUC in Language. He did is doctorate at the University of Campinas in 1992 and his doctorate at the University of Siena.

Currently, he is a professor at UFSC, at this university, he is the coordinator of the research group Grammatical Theory and Brazilian Portuguese and areas of research on grammar and Brasilian Portuguese

He works with Chomsky’s Generative Grammar, which is characterized by the formal character. He explains the structure in natural languages.

Books Published: Novo Manual de sintaxe. 1 ed. Florianopolis: Insular, 2004.v.1.208p.

Manual de sintaxe. 1.ed. Florianopolis. Insular, 1999.208p.


Cristiane Santana e Fernanda Lange.

CELSO LUFT


Celso Luft nasceu numa cidade habitada por descendentes de imigrantes alemães. Era filho de um professor que lhe transmitiu o gosto pela música e pelas letras. Adolescente, entrou para o seminário dos Irmãos Maristas, no Instituto Champagnat, em Porto Alegre.Era formado em Letras Clássicas e Vernáculos pela PUC-RS e fez curso de especialização em Portugal. Foi professor na UFRGS e na faculdade Porto-Alegrense de Ciências e Letras.Em 1954, Celso foi para França, para fazer um curso de reciclagem profissional. Entre 1955 e 1956, realizou cursos ao lado de Lindley Cintra, em Lisboa, e curso de especialização em filologia portuguesa e lingüística, na Universidade de Coimbra. Em 1963, com quarenta anos, Celso casou-se com Lya Fett, com vinte e um anos, e que viria a tornar-se a escritora Lya Luft. Eles se conheceram durante uma prova de vestibular e, posteriormente, ela foi sua aluna. Celso, então conhecido como Irmão Arnulfo, abandonou a batina para casar. Eles tiveram três filhos: Suzana (1965), André (1966) e Eduardo (1969).De 1970 a 1984, manteve uma coluna diária no jornal Correio do Povo, chamada Mundo das palavras, sobre questões de linguagem. No ano seguinte, publicou Língua e Liberdade.Em 1985, Celso e Lya se separaram, e ela passou a viver com o psicanalista e também o escritor Hélio Pellegrino, falecido em 1988. Em 1992, Celso e Lya voltaram a casar. Ele morreu em dezembro de 1995, após dois anos de enfermidade.É autor de obras largamente usadas no ensino fundamental e ensino médio.


TATIANE KOBS, EDUARDA BEILKE

Carlos Mioto



Carlos Mioto nasceu em Estrela D'Oeste - SP, no dia 17 de dezembro de 1949. É graduado em letras pela Pontifícia Católica de Campinas em 1972. Lá também fez seu doutorado em lingüística. Cursou pós doutorado pela universita de Siena, na Itália.

Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Catarina e é coordenador de um grupo de pesquisa chamado: Teoria da gramática e o português brasileiro, com as seguintes linhas de pesquisa: interfaces – sintaxe – semântica - pragmática e gramática do português brasileiro.

Lecionou a disciplina de sintaxe na Universidade Metodista de Piracicaba, na Universidade Federal de Viçosa e atualmente leciona sintaxe na Universidade Federal de Santa Catarina, e nesta instituição é pesquisador do CNPQ.

Sua pesquisa é orientada pela gramática gerativa (de Chomsky) que se caracteriza pelo caráter formal e por procurar explicar como se estruturam as sentenças nas línguas naturais As pesquisas são voltadas para o português brasileiro. Atualmente está estudando as sentenças clivadas ( Foi o João que bebeu a cerveja) e pseudo-clivadas (Quem bebeu a cerveja foi o João). Estas sentenças são designadas para focalizar constituintes (no caso 'o João'). "Elas são muito interessantes porque podem apresentar ambigüidade: O que o João é interessante pode significar tanto 'O João é interessante' como 'Aquilo que o João é interessante. Mas podem também não ser ambíguas: 'O que a Maria é, é escandalosa' e 'O que a Maria é, é escandaloso'. Meu ponto é como, e que se estruturam estas sentenças" assim explica o professor Mioto, em entrevista feita por e-mail.

Livros publicados: novo manual de sintaxe. 1ed.Florianopolis: Insular, 2004.V.1.280p.
Manual de sintaxe.1.ed.Florianopolis:Insular, 1999.208p.


Fontes: Currículo Lattes e entrevista por e-mail.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Joaquim Mattoso Câmara Jr.

Vanessa Klassen e Vandréia Sehnem

Nascido no dia 13 de abril de 1904, no Rio de Janeiro, foi o pioneiro da lingüística e do estruturalismo em nosso país.
Em 1927, Mattoso Câmara (como é citado), formou-se em Arquitetura pela Escola Nacional de Belas-Artes e, em 1932, concluía o curso de Direito pela então Universidade do Rio de Janeiro. Em 1926, através de concurso, obteve o cargo de desenhista da Inspetoria de Águas e Esgotos, cargo este que deixou em 1937, para se dedicar inteiramente ao magistério, em que se iniciara em 1928.
Para a sua formação de professor, fez cursos de aperfeiçoamento e especialização aqui e no exterior. No Brasil, freqüentou o curso de Filologia Latina e Neolatina, em 1937, na antiga Universidade do Distrito Federal, com o Professor visitante, da Sorbonne, George Millardet. Em 1943, graças a uma bolsa de estudos concedida pela Fundação Rockfeller, participou, durante quase um ano, de vários cursos de especialização em Lingüística nos Estados Unidos da América do Norte.
Voltando ao Brasil, Mattoso Câmara fez o curso de doutorado em Letras Clássicas, na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, vindo a obter o título de Doutor em Letras em 1949, com a tese pioneiríssima Para o estudo da fonêmica portuguesa, aprovada com distinção.
Como professor, Mattoso Câmara iniciou-se no magistério secundário, prestando, em 1928, concurso de Português para o ensino profissional da então Prefeitura do Distrito Federal. Foi professor de Português e de Latim em várias escolas particulares do Rio de Janeiro. Já mais tarde, veio a ser professor de Expressão Oral e Escrita na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e professor de Português no Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores.
No ensino universitário, Mattoso Câmara principiou a sua atividade, em 1938, como professor de Lingüística e de Latim na antiga Universidade do Distrito Federal. Só a partir de 1948 é que Mattoso Câmara é convidado para professor regente de Lingüística na Faculdade Nacional de Filosofia, tornando-se, então, o pioneiro do ensino regular e ininterrupto de Lingüística no Brasil. Apenas em dezembro de 1962 o Conselho Federal de Educação estabeleceu que toda escola superior de Letras devesse incluir obrigatoriamente o ensino de Lingüística nos seus currículos.
No ensino universitário particular, Mattoso Câmara foi professor de Lingüística e de Português da Universidade Católica de Petrópolis, de Lingüística da Associação Universitária Santa Úrsula e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Foi membro-fundador da Academia Brasileira de Filologia, sócio-correspondente da seção de Letras da Academia de Ciências de Lisboa, membro e conselheiro de inúmeras associações de Lingüística, Filologia e Antropologia, nacionais e estrangeiras. Ao falecer, era presidente da ALFAL (Associação de Lingüística e Filologia da América Latina).
Poderia dar aulas em Londres ou Lisboa com alta remuneração, mas preferiu o contato com sua gente. Professor assíduo e pontual, sempre procurava facilitar a apresentação de definições conceituais. Sua metodologia consistia em expor claramente os objetivos de cada aula e seu encadeamento posterior, de forma a motivar os ouvintes para a aula seguinte. Além de tudo, possuía um "suave sense of humor", como coloca Carlos Eduardo Falcão Uchôa na coletânea póstuma Dispersos. A notícia da morte do professor Mattoso Camara em 5 de fevereiro de 1970 foi um choque. Por sua inestimável contribuição à língua portuguesa, ele estava prestes a receber o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.



He was born on 13th April in 1904, in Rio de Janeiro, he was the pioneer of Linguistics and structuralism in our country.
In 1927, Mattoso Câmara( as he is quoted) graduated in Arquitecture at National School of Fine-Arts, and in 1932 he did the course of Law at the University of Rio de Janeiro. In 1926, through this course, he got the position of designer in the Inspectoria de Águas e Esgotos, he left this position in 1937, to dedicate entirely to teaching, that started in 1928.
For his professor formation, he did specialization courses in Brazil and abroad. In Brazil, he attended Latin Philology and Neolatin courses in 1937 at the former University of Federal District, as a visitor professor, of Sorbonne, George Millardet. In 1943, with a scholarship of RockFeller School, he participated, during about one year, of many specialization courses in Linguistics in the USA.
When he got back to Brazil, Mattoso Câmara did doctorate in Classical Languages, in the former National Faculty of Philosophy, and he obtained the title of Doctor in Languages in 1949, with a pioneer thesis “Para o estudo da fonêmica portuguesa”, that was approved.
As a Professor, Mattoso Câmara began teaching high school doing a competition of Portuguese for a professor teaching of Federal District city council.
He taught Portuguese and Latin in many private schools in Rio de Janeiro. After this, he become a teacher of “ Oral expression and writing” at Escola de Comando and Estado Maior da Aeronáutica and portuguese teacher at Instituto Rio Branco, of Ministério das Relações Exteriores.
At graduation, Mattoso Câmara started his activity in 1938, as a teacher of Linguistics and Latin in the former University of Federal District. Just from 1948 on, Mattoso Câmara was invented to be a professor of Linguistics at National University of Philosophy becoming, then, the pioneer of regular and continuous teaching of Linguistics in Brazil. Just in December of 1962 the Conselho Federal de Educação established that Linguistics was mandates at high school curriculum.
At Private University teaching, he was a Professor of Linguistics and and Portuguese at Universidade Católica de Petrópolis, of University Association Santa Úrsula and of University Pontifical Catholic of Rio de Janeiro.
Câmara Júnior was the member who found Academia Brasileira de Filologia, social – correspondent of Languages section of Academia de Ciências de Lisboa, member and counsellor of countless association of Linguistics, Philology and Anthropology, national and foreign ones. When Câmara Júnior died, he was president of ALFAL (Associação de Linguistica e Filologia da América Latina).
Câmara Júnior could teach in London or Lisban earning much money, but he preferred to get in touch with his people.
The news of Câmara Júnior’s death on February 5th, 1970 was a surprise, because of his contribution to Portuguese Language, he was to received the Prêmio Machado de Assis of Academia Brasileira de Letras.
Some books that he wrote:
- História da Lingüistica
- Dicionários de Fatos gramaticais
- Problemas de Lingüistica Descritiva
- Estrutura da Língua Portuguesa
- História da Lingüistica
- Princípios da Lingüistica Geral
Fontes:

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

MARIA HELENA DE MOURA NEVES


MARIA HELENA DE MOURA NEVES




Professora livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É formada em doutorado pela Universidade de São Paulo(USP). É autora de vários livros e artigos sobre o ensino da língua portuguesa. Desenvolve pesquisas na área de linguística, com ênfase em teoria e análise linguística, especificamente trata de temas como Gramática de Usos, Textos e Gramática, História da Gramática, Descrição da Língua portuguesa e Funcionalismo.






Sua formação acadêmica:




-Livre-docência,(UNESP);


-Doutorado em letras (Letras Clássicas);


-Especialização em Língua e Civilização Grega,(UNESP);


-Especialização em Linguística,(UNESP);


-Graduação em Letras-Português/Alemão, (UNESP);


-Graduação em Letras- Português/Grego,(UNESP);




Linha de Pesquisa:




-Análise de fatores linguísticos em uso no língua;


-Ensino de Língua;


-Organização Textual;


-Gramática Grega;






Alguns dos livros de Maria Helena de Moura Neves:




-Gramática na Escola


Entrevista 170 professores da Rede Oficial de Ensino do estado de São Paulo. A autora mostra como são as aulas de gramática, procura discutir várias questões, como por exemplo, para que e como se ensina gramática, como se dá a formação dos professores. Crítica a estrutura formal vigente e mostra como se pode verificar problemas da língua a partir de uma visão funcionalista.




-Texto e Gramática




A capacidade de produzir bons texto exige constante trabalho árduo. Este livro analisa o processo de constituição do enunciado, voltando a atenção para a gramática. A obra propicia pensar sobre a formação e a estrutura do enunciado, abrangendo uma função funcionalista.




-Gramática Funcional


O livro Gramática Funcional é sobre uma gramátia de uso. A autora busca verificar como se processa a comunicação em uma determinada língua, assim não tem como prioridade descrever a língua enquanto sistema autônomo.






MARIA HELENA DE MOURA NEVES




Maria Helena de Moura Neves is a professor at Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho(UNESP) and at Universidade Presbiteriana Mackenzie(UPM). She did doctorate at Universidade de São Pauo(USP). She is author of several books and articles about Portuguese language teaching. She develops researches in the field of Linguistics, with emphasis on theory and linguistics analysis, she deals with themes as Grammar Use, Text Grammar, Grammar History, Portuguese Language Description and Functionalism.




Academic Formation:


-Professor at UNESP;


-Doctorate in language(Classic Language);


-Specialization in Linguistics (UNESP);


-Graduation in Language- Portuguese/German,(UNESP);


-Graduation in Language-Portuguese/Greek,(UNESP);




Lines of research:




-Analysis of the linguist facts in use in language;


-Teaching Language;


-Text Organization;


-Greek Grammar;




Some books of Maria Helena de Moura Neves.




-Grammar at School.




Enterview with 170 teachears of Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo. The author shows how the lessons of grammar are, she tries to discuss several questions:Why and how to teach grammar, as in the training of teachers. She criticises the formal structure and shows how we can check problems of language ina functionalist view.




-Text and Grammar




-The ability to produce good text requires constant hard work. This books examine the processes of the constituition of enunciation, calling attention to grammar. The book provides a discussion about the formation and structure of enunciation, comprehending a functionalist vision.




-Functional Grammar is related to agrammar of use. The author searches to check how the comunication in a especifc language is processed she han't priority to describe the language as an autonomus system.




Queila Canton Luvisa.





quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SEBASTIÃO VOTRE(IN ENGLISH)

SEBASTIÃO VOTRE por Isabel Frantz e Monibel Costa
Sebastião Votre was born in Araranguá on December 14, 1944. His father is Italian and his mother was descendant from Xoklen Indians. He has six children, four men and two women, two are English teachers.
At UFSM (University Federal of Santa Maria) at 1968, he had special interest in Portuguese, but a brilliant teacher got his attention to Beowoulf written in Old English.
He started to study in a municipal school. He graduated and taught at the College of Alegrete. He did his doctorate at UFRJ (University Federal of Rio de Janeiro) and PUC (Pontific University Catholic).Today he is retired from UFRJ and associate Professor at UFF (University Federal Fluminense). At the moment, he is busy with a fascinating project, the production of manual to develop academic genre.

SEBASTIÃO VOTRE

Pesquisado e entrevistado por Isabel Frantz e Monibel Costa

Sebastião Josué Votre nasceu em Araranguá, SC, hoje município de Ermo, em 14 de dezembro de 1944. O pai é de uma família italiana, que chegou ao Brasil em 1897, provinda de Belluno, na divisa com a Áustria. A mãe era descendente dos índios Xoklen, que habitavam a região de Jacinto Machado, ao pé dos Aparados da Serra. A tribo foi dizimada pelos imigrantes italianos, na década de 1920. O pai mora em Porto Alegre, acabou de festejar seus 90 anos e mamãe faleceu ano passado. Tem seis filhos, quatro homens e duas mulheres, dois deles professores de inglês. Na UFSM, em Santa Maria, em 1968, ele tinha interesse especial por português, mas uma professora brilhante o levou a interessar-se por Bewoulf, inglês arcaico, estabilidade, variabilidade e mudança lingüística. Não houve mais retorno. Começou a estudar na escola municipal de Ermo, depois foi para São Bento do Sul, Passo Fundo, Santa Maria. Enquanto fazia a graduação, começou a lecionar na Faculdade de Ijuí (FIDENE, na época, hoje UNIJUI), e na Faculdade de Alegrete, que era dirigida pelo General Cheuíche. Terminada a graduação, tornou-se diretor da Escola Polivalente (PREMEN - Programa de Expansão e Melhoria do Ensino), em Santa Rosa. Passou a lecionar nas faculdades de lá e de Santo Ângelo, hoje pertencente à URI. Nesse período, fez o mestrado na PUC-RS, em Lingüística Aplicada. Foi orientado por Agostinus Staub, que lecionava na UnB. Em 1976, foi para o Rio, fazer doutorado. Fez o da UFRJ e o da PUC, mas defendeu a tese na PUC, sob a orientação de Anthony Julius Naro, sobre Aspectos da Variação Fonológica na Fala dos Analfabetos do Rio de Janeiro. Utilizou a metodologia da Teoria da Variação, trabalhou com Gregory Guy, o que o levou ao primeiro pós-doutorado com Labov, no ano de 1980. Mais tarde, na UFRJ, tornou-se livre-docente em lingüística e por fim titular na mesma cadeira. Hoje, é aposentado de lá e professor associado da UFF. Progressivamente, foi-se inclinando para os estudos de orientação funcionalista. Nessa linha, fez dois estágios de pós-doutorado, sob supervisão de Sandra Thompson, o primeiro na UCLA e o segundo na UCSB. Manteve, entretanto, a vinculação com a Sociolingüística, o que levou a um pós com Peter Trudgill, na Essex University, e a um com Diane Vincent, na Université Laval, Québec. A convivência com antropólogos e sociólogos, nos últimos dez anos, inclinou-o para a sociologia da linguagem e, mais peculiarmente, para as relações entre linguagem, emancipação, libertação e construção do eu. As idéias de Richard Rorty, assim como as de Anthony Giddens, configuram essa virada.
A experiência mais significativa como professor é a de criação de grupos e, nesses grupos, a de formulação de novas abordagens para os fenômenos da linguagem. Assim, no Programa de Estudos da Língua, que criou com Anthony Naro em 1979, e que continua ativo, inovou na análise da sintaxe (sintaxe no discurso). No grupo de estudos Discurso & Gramática, que criou com Mário Martelotta, inovou na busca de evidências da continuidade, enfraquecendo assim o princípio da direcionalidade da mudança.
No momento, está envolvido num projeto apaixonante, que é a produção de um manual para o domínio dos gêneros acadêmicos, pelos estudantes da graduação, independentemente de sua área de trabalho. O projeto contempla os gêneros fichamento, resumo, resenha, ensaio, projeto etc, e reúne informações sobre as características de cada gênero, bem como exercícios para a capacitação. A inovação maior é que o manual resultante do trabalho terá uma versão em papel e uma eletrônica, para educação a distância.
Entre várias obras, destacamos alguns livros do autor:
VOTRE, S. J. . Pesquisa em Educação Física. Vitória: UFES, 1993. P. 91
VOTRE, S. J. (Org.) . Funcionalismo em Lingüística: iconicidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993. P. 130
VOTRE, S. J. . Lingüística funcional: teoria e prática. Quebeq: Universidade LAVAL, 1992.
Seu vasto currículo compreende dissertações, teses, trabalhos técnicos, orientações, artigos publicados, resumos publicados em anais de congressos, etc.

LEONARD BLOOMFIELD: A LINGÜÍSTICA ESTRUTURAL

Derli Lemes


Para Paín (1996) um bebê humano lançado à própria sorte não sobreviveria, pois o ser humano é o único animal que depende de dois fatores para viver: um é o universo objetivo, ou seja, a materialidade da vida e das relações com outros humanos; e outro, refere-se ao universo subjetivo que compreende a transmissão de conhecimento, linguagem, de formas de pensar, entre outros. Estudar o comportamento humano é para teoria freudiana analisar um ‘atravessamento’ de realidades, influências e principalmente acontecimentos. Obviamente que estes acontecimentos irão ocorrer com a participação do contato e do dialogo entre os indivíduos, desta maneira encontramos a importância do estudo da lingüística, ou seja, a compreensão da linguagem verbal humana.
Segundo Paveau e Sarfati (2006), as pesquisam na área da lingüística se restringem atualmente ao universo descritivo. Os autores estão procurando clarificar a natureza da linguagem sem usar juízos de valor ou tentar influenciar o seu desenvolvimento futuro. E, alguns profissionais do estudo da lingüística procuram erroneamente estabelecer regras para a linguagem, sustentando um padrão particular que todos devem seguir.
Bizzocchi (2000), afirma que os lingüistas dividem o estudo da linguagem em:
· Fonética: estudo dos diferentes sons empregados em linguagem;
· Fonologia: estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua;
· Morfologia: estudo da estrutura interna das palavras;
· Sintaxe: estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.
· Semântica: pode ser, por exemplo, formal ou lexical, o estudo dos sentidos das frases e das palavras que a integram;
· Lexicologia: estudo do conjunto das palavras de um idioma, ramo de estudo que contribui para a lexicografia, área de atuação dedicada à elaboração de dicionários, enciclopédias e outras obras que descrevem o uso ou o sentido do léxico;
· Terminologia: estudo que se dedicada ao conhecimento e análise dos léxicos especializados das ciências e das técnicas;
· Estilística: estudo do estilo na linguagem;
· Pragmática: o estudo de como as oralizações são usadas (literalmente, figurativamente ou de quaisquer outras maneiras) nos atos comunicativos;
· filologia: é o estudo dos textos e das linguagens antigas.

A lingüística também se divide em teórica e histórica: a primeira procura estudar as várias questões sobre como as pessoas usando suas particulares linguagens conseguem realizar comunicação; evidenciando as propriedades que todas as linguagens têm em comum; buscando perceber qual o conhecimento que uma pessoa deve possuir para ser capaz de usar uma linguagem, bem como a maneira com que a habilidade lingüística é adquirida pelas crianças. Todavia, a lingüística histórica estuda a linguagem em um dado ponto do tempo (geralmente o presente - lingüística sincrônica) ou a sua evolução através do tempo (lingüística diacrônica) (PAVEAU E SARFATI, 2006). A lingüística histórica até século XIX objetivou classificar as línguas do mundo de acordo com suas afiliações, descrevendo o desenvolvimento histórico.
A preocupação com a descrição das línguas percorreu o mundo, resultando na criação de teorias e análises de várias profundidades da lingüística. Destas discussões, emergiu o campo conhecido como lingüística estrutural, que teve dentre os pioneiros a presença marcante de Leonard Bloomfield.
Leonard Bloomfield (1887-1949)
[1] é considerado o fundador da lingüística estrutural norte-americana. Nasceu em Chicago e se formou como bacharel na Universidade de Harvard no ano de 1906, recebendo o doutorado na Universidade de Chicago em 1909. Em 1917 pesquisou e analisou o Tagalog e outros idiomas extensivamente, e na década de 1920 trabalhou no agrupamento dos idiomas Nativos americanos. Em sua trajetória foi responsável em 1924 pela fundação da Sociedade Lingüística da América.
Para Bizzocchi (2000) e Paveau & Sarfati (2006), Bloomfield deve ser conhecido pelo seu compromisso com a lingüística enquanto ciência independente e, principalmente por sua insistência no uso de procedimentos científicos/empiristas. No início de sua carreira foi influenciada pelo Behaviorismo das ciências naturais, uma escola psicológica baseada no estudo objetivo do comportamento. Ele fundamentou sua teoria pela aproximação do significado com os princípios behavioristas, no qual a principal publicação ocorreu em 1933, intitulada Language (Linguagem). Esta obra é considerado por muitos como o texto clássico de lingüística estrutural, também tida com o próprio estruturalismo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Bloomfield com a colaboração de outros lingüistas, desenvolveu material de ensino para uma variedade de línguas cujo conhecimento era necessário para o esforço de guerra. Este trabalho levou ao aumento da proeminência do campo da lingüística, que se tornou uma disciplina reconhecida na maioria das universidades americanas no após a guerra.
[2]
O trabalho de Bloomfield caracteriza a sintetização da teoria e da prática de análise lingüística, que através da colaboração do lingüista Edward Sapir viabilizou as bases para o surgimento do Estruturalismo Americano (BIZZOCCHI, 2000). Muitos foram os discípulos de Bloomfield, em especial temos Zellig Harris orientador da tese de doutorado de Noam Chomsky, responsável pela teoria da mentalista da língua, opositora da visão estrutural de Bloomfield.
Por fim, Leonard Bloomfield contribui com o estabelecimento das bases epistemológicas do estudo da linguagem, principalmente na relação teoria e prática a partir do método empirista.


Referências

BIZZOCCHI, Aldo. Fantástico mundo da Linguagem. In: Revista Ciência Hoje. Vol. 28, nº 164, Setembro de 2006, p. 38-45.

BLOOMFIEL, Leonard. Dados biográficos. Disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonard_Bloomfield. Acesso em 30/10/2008.


ESTRUTURALISMO-AMERICANO. Disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lingu%C3%Adstica. Acesso em 30/10/2008


PAIN, Sara. Subjetividade e Objetividade. SP: CEVC, 1996.

PAVEAU, Anne Marie; SARFATI, Elia. As grandes teorias da Lingüística: da gramática comparada à pragmática. Trad. Editora Claraluz. SP: Claraluz, 2006.




[1] Dados biográficos do autor disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonard_Bloomfield. Acesso em 30/10/2008.
[2] Informações disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lingu%C3%Adstica. Acesso em 30/10/2008.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MILTON DO NASCIMENTO

O autor Milton do Nascimento

Araceli Pimentel Godinho

Formação Acadêmica:
 Graduação em Bacharelado em Letras Português-Francês pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciencias e Letras (1964), atual Universidade Federal de São João del-Rei (FUNREI);
 Graduação em Licenciatura em Letras Português-Francês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1968), atual Centro Universitario de Belo Horizonte (UNIBH);
 Graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciencias e Letras (1964), atual FUNREI;
 Especialização em Orientação Educacional pela Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ (1969);
 Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979);
 Doutorado em Lingüística - Universite de Paris VIII (1984).


Carreira Profissional
 Atua como Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil, atua em cursos de Graduação e Pós-Graduação da IES; é Membro do Conselho de Ensino.
 De 1985 a 2004 foi Coordenador do Curso de Pos-Graduaçao Lato Sensu em Produçao/Recepção de Textos do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas.
 Entre 1999 a 2003 exerceu a função de Diretor de Programas de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH; e de 1987 a 2003 foi Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa.
 Teve vínculo docente com:
* Universidade de Lisboa, FPCE, Portugal
* Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
* Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
* Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
* Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Linhas de Pesquisa
I. Língua e Discurso
II.. Estrutura formal e conceitual da linguagem
III. Projeto de Gramática do Português Culto falado no Brasil – Unicamp.

ATUA PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: gramática gerativa, linguística cognitiva e produção, recepção de textos, gramática do português culto falado no brasil, língua portuguesa, linguística e ensino de português.

Títulos Publicados:
- Língua Portuguesa – Teoria e Prática – vol. I, ii e iii – 1978, editora vigília
escrito em parceria com josé Nogueira Starling.
- A constituinte em debate – 1987 – editora sofia
organizado em parceria com Luiz roberto fortes
- linguagem, texto, discurso – vol. I: entre a reflexão e a prática – 2006 – editora lucerna
obra organizada por glaucia muniz proença lara, Da qual o autor participa com artigo.


Fontes:

www.lattes.cnpq.br

www.estantevirtual.com.br







The Author Milton do Nascimento

Academic Formation:
- Portuguese-French Language Bachelorship and Philosophy Graduation at Dom Bosco of Philosophy, Science and Language Faculty (1964), nowadays called National University of São João del-Rei (FUNREI);
- Portuguese-French Language Licenciate at Philosophy, Science and Language Faculty of Belo Horizonte (1968), nowadays called University Center of Belo Horizonte (UNIBH);
- Educational Guidance Specialization at National University of São João del-Rei, UFSJ (1969);
- Linguistics Master’s degree at National University of Minas Gerais (1979);
- Linguistics Doctorate – Universite de Paris VIII (1984).

Professional Career:
- He works as Professor at Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC, Brazil, he teaches at graduation and postgraduation courses of the Institution. He’s member of Teaching Council.
- He was coordinator of Production/Reception of Texts Postgraduation at Humanities Sciences Institute of PUC – Minas, from 1985 to 2004.
- Between 1999 and 2003, Milton was direction of Research and Postgraduation Programs at University Center of Belo Horizonte – UNIBH; and he was coordinator of Portuguese Language Postgraduation Course.
- He worked as professor at:
* University of Lisbon, FPCE, Portugal;
* National University of Rio de Janeiro, UFRJ, Brazil;
* National University of Paraná, UFPR, Brazil;
* University of Brasília, UnB, Brazil;
* National University of Rio Grande do Sul, UFRGS, Brazil.

Research Areas
I. Language and speech
II. Formal and conceptual structure of language
III. Grammar project of Formal Portuguese spoken in Brazil, UNICAMP.

MILTON WORKS, MAINLY, THIS THEMES: Generative Grammar, Cognitive Linguistics and Production, Text Reception, Grammar of Formal Portuguese spoken in Brazil, Portuguese Language, Linguistics and Teaching of Portuguese.

Published Works:
- Portuguese Language – Theory and Practice. Vol. I, II and III, Vigilia Publishing House.
he wrote with José Nogueira Starling.
- The Constituent sub Discussion – 1987 – Sofia Publishing House
It was organized in a partnership with Luiz Roberto Fortes.
- Language, Text, Speech – Vol. I: Between reflection and practice – 2006. Lucerna Publishing house.
Work organized by Glaucia Muniz Proença Lara, in which the author takes part, publishing na article.

Sources:
www.lattes.cnpq.br
www.estantevirtual.com.br